Ligue agora:
(15) 3031-3030   
(15) 98149-2627   WhatsApp

Rebobinamento de motores eletricos só da prejuízo

A prática do Rebobinamento de motores elétricos está presente na maioria das indústrias. Entenda por que você NÃO deve fazer isso.

Escrito por | Segunda, 28 Julho 2014 14:27 | Publicado em Artigos

Muitas pessoas ainda insiste em realizar o "rebobinamento de motores elétricos em excesso", mais isso não é nenhum pouco vantajoso apesar de parecer.

O Rebobinamento de motores é feito quando um motor apresenta alguns defeitos ou queima sua bobina que tente a ficar com algumas partes preta, isso você já deve saber.

Entenda por que rebobinagem da prejuízo!

Calcule os gastos do rebobinamento de seus motores

Mais um detalhe muito importante que você precisa saber sobre as rebobinagens, é que cada vez que é realizada em um motor elétrico, cerca de 1 a 5% do rendimento deste motor será perdido.

Outro fator que também deve se levar em consideração é o aquecimento em excesso do núcleo de ferro deste motor, que é realizado na hora da retirada dos fios queimados ou defeituosos do mesmo, provocando assim um rompimento do isolamento interlaminar, o que acaba na perda de grande parte das correntes parasitas (correntes de Foucault).

Para saber mais detalhes sobre o rebobinamento, acesse este artigo.

Cuidado!

Também podem ocorrem uma rebobinagem dos fios em desacordo com o fabricante do motor.

Existem muitos motivos para ser pensados antes de realizar a rebobinamento de um motor elétrico.

Calcule os custos: Rebobinamento de motores ou Troca de motores?

Para resolver essa questão entre a rebobinagem ou a troca de motores elaboramos um comparativo para você entender melhor os custos que você deveria calcular.

Existem momentos em que a melhor escolha seria o rebobinamento de motores, por exemplo:

Você nunca rebobinou o seu motor, e ele depois de alguns anos demonstra algum problema e necessita de uma rebobinagem. Com certeza você não iria trocar esse motor por um novo.

Quando deixar de realizar o rebobinamento?

Depois de muitos defeitos, muitas manutenções e muitas rebobinagens no mesmo motor, com certeza a melhor alternativa seria uma troca de motores.

Quanto mais você realiza manutenções e rebobinagens de um motor, menor será o rendimento desse motor elétrico e mais frequente será os custos com manutenção. E ainda nem começamos falar da quantidade de energia elétrica que pode ser economizada com os novos motores.

E-book - Por que evitar rebobinamentos

Receba nossa Newsletter


Cadastre-se e receba em seu e-mail artigos e notícias sobre eficiência energética, além de informativos da TecEnergy.

Curta nossa página no Facebook


Desenvolvido pela Nano Incub